FAESDA
Por: FAESDA, 27/09/2022 em Notícias

Yoga e Ayurveda e a influência nos doshas

A forma sobre como o Ayurveda se embasa no Yoga como Darshana (filosofia), as suas contribuições para esse sistema médico, principalmente relacionados estudos e tratamentos da mente e de condutas. O contrário também acontece.

O Yoga, principalmente o Hatha Yoga, que é uma prática mais física, também utiliza os processos fisiológicos descritos pelo Ayurveda para explicar os benefícios que a prática traz.

Iniciando pela prática mais física, o Hatha Yoga tem como principal objetivo a purificação dos nadis (canais sutis), mas que passa involuntariamente pelos srotas (canais do corpo).

Os sharirika (do corpo) doshas podem ser controlados à partir da prática de asana (posturas), pranayama (respiração) e kriyas (limpezas).

– O dosha Kapha é responsável pela estrutura e força do corpo assim como imunidade (ojas). A prática constante de Yoga leva ao aumento da imunidade, e diversos asanas e pranayamas são citados com efeitos pacificadores de kapha.

– Pitta dosha tem papel importante nos metabolismos (agni) do corpo, as práticas de asana, pranayamas e kriyas podem influenciar agni no corpo, tanto para aumentar quanto para pacificar, podendo ser indicadas práticas específicas de acordo com o estado do corpo.

– Vata dosha pode ser controlado gradualmente pela prática de yoga, através de pranayama (controle da respiração) é possível controlar prana e apanavayu.

Além disso pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (concentração) e dhyana (meditação) tem como resultado o aumento de sattwa (discernimento e clareza) na mente, que também é local de vata. Trazendo e estado de paz psicológica e resultando os Manasika (da mente) doshas. Isso leva à prevenção e cura de doenças psicológicas e psicossomáticas.

Assim o yoga ajuda a manter o estado de saúde em equilíbrio e à estabelecer o equilíbrio naqueles que estão doentes, para que o indivíduo saudável possa atingir o principal objetivo dentro do yoga que é o samadhi (união com o Todo).

Por Profª Julia Pereira

#ayurveda #yoga #terapeuta #profisisonal #instrutor #formaçãoprofissionalemayurveda #faesda #faculdadeescoladeayurveda

Compartilhe: