Histórico

Conheça nossa história.

2013

Começamos quando Fernando Oliveira, nosso Diretor, fundou a Escola de Ayurveda, com o objetivo de trabalhar com o ensino desta medicina. Movido por uma grande paixão pelo Ayurveda, Fernando buscou atender uma demanda ainda desassistida no Brasil. No mesmo ano, foi feito nosso primeiro curso de formação, que ocorreu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

2014

Este foi um ano de extrema importância para a nossa história. Foi em 2014 que estabelecemos nossa primeira sede, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Na mesma época, realizamos outros cursos de formação. Desta vez, nas cidades de Pelotas, Canela, Rio Grande, Caxias do Sul e Porto Alegre, todas no Rio Grande do Sul.

2015

Em função de nosso trabalho duro e dedicação, nossas ações foram rapidamente reconhecidas. Assim, foi em 2015 que inauguramos nosso primeiro grupo de estudos, que ocorreu de forma itinerante, no Rio de Janeiro e na cidade de Joinville, Santa Catarina.

2016

Como resultado dos grupos e cursos de formação profissional, em 2016 passamos a atuar em diversas capitais brasileiras. Desta forma, conseguimos atender os estados da Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins em um ano de muito trabalho e esforço conjunto. No mesmo ano, recebemos mais de 700 participantes em palestras diversas, ministradas por nós. Entre elas, uma para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, como parte do Programa Viva Mais, para servidores municipais.

2017

As expansões em nossa atuação não pararam! Em 2017 conseguimos chegar em novos estados e iniciamos nossas atividades também no Amazonas e no Distrito Federal. Com quase todas as regiões do Brasil cobertas, concentramos nossos esforços para seguir crescendo no país. Além disso, fomos convidados para uma palestra vinculada à UFAM (Universidade Federal do Amazonas), para o Curso de Medicina local. Foi também em 2017 que realizamos nossa primeira viagem de estudos à Índia, para o Ayurveda School em Kannur, no estado de Kerala.

2018

Em um ano conseguimos entrar em um grande mercado nacional, firmando nosso nome no ensino do Ayurveda no país. Assim, iniciamos nossa atuação profissional em São Paulo e Goiás. Neste momento, nossos cursos de formação tinham grande procura e já éramos reconhecidos de Norte a Sul. Além disso, promovemos duas palestras no Centro Cultural Swami Vivekananda, em São Paulo, que contaram com a participação do Dr. Gaurav Dave e Francisco Paquet.

2019

Em nosso contínuo processo de expansão, conseguimos firmar nosso nome no ensino das práticas ligadas ao Ayurveda no Paraná, Minas Gerais e Ceará. Foi um momento de grande alegria para todos poder fortalecer essa ligação com um ensino que tem sido nossa base há tantos anos. Como parte do nosso plano de estudos, foi em 2019 que promovemos nossa primeira viagem de estudos à Gujarat Ayurved University em que um grupo de alunos foi conduzido para aprendizado com os professores da Universidade. No mesmo ano, assinamos um MoU (Memorandum of Understanding) com a Gujarat Ayurved University, levando ao reconhecimento da Escola de Ayurveda como um centro colaborativo de ensino e pesquisa em Ayurveda.

2020

Este foi um ano extremamente importante e atípico para nós. Foi em 2020 que iniciamos um novo programa de formação, agora com 3 anos de duração. Além disso, também abrimos o processo de bolsas de estudos. Porém, com a chegada da pandemia de Covid-19, precisamos readaptar nosso programa de estudos. Assim, iniciamos nosso primeiro programa semipresencial, que conta principalmente com aulas on-line e, posteriormente, aulas presenciais em nossa sede, mantendo a mesma duração e carga horária do curso presencial. Ainda em 2020, lançamos o Programa de Extensão de Estudos para Profissionais em Ayurveda que já trabalham nesta área. No mesmo ano traduzimos, em conjunto com o Consulado Geral da Índia em São Paulo, o livro “Diretrizes de Tratamento Padrão em Ayurveda”, publicado pelo Ministério da AYUSH em 2017. A obra foi publicada e distribuída gratuitamente para a comunidade Ayurveda no Brasil e em todos os países de língua portuguesa. Por fim, passamos por um processo de reestruturação em nossa proposta de ensino. Este programa é uma adaptação das diretrizes estabelecidas pelo CCIM para o BAMS (Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica), na Índia.

2021

Este é apenas o início da nossa história. A agora FAESDA ainda tem muito a crescer e é pensando na melhoria contínua que estamos trabalhando arduamente para ajudar no desenvolvimento do Ayurveda no Brasil. Esperamos contar com você para escrever os próximos capítulos.

2022

No dia 08 de março foi feita a assinatura do nosso processo pelo Ministro da Educação, e no dia 10 de março foi feita a publicação da portaria ministerial no Diário Oficial da União. Desta forma somos oficialmente uma instituição de ensino superior credenciada/autorizada pelo MEC. Desta forma nasce a FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda, primeira instituição de ensino superior do Brasil, e uma das poucas no mundo com dedicação ao Ayurveda.

Veja a publicação no Diário Oficila da União e o nosso cadastro no sistema do MEC 

2023

Após um ano de atividades com instituição de ensino superior, estabelecemos parceria educacional com o Grupo A – uma dos maiores grupos pedagógicos do país. O resultado dessa parceria é o aumento da ofertas dos cursos de pós-graduações em diversas áreas do saber, com  conteúdos que são desenvolvidos por uma equipe de professores especializados em suas áreas de formação, totalizando 98 mestres, 52 doutores e 11 especialistas, que atuam como coordenadores, professores e revisores técnicos.  Temos mais de 100 opões de cursos em nossa grade e a previsão de admissão de mais de 3 mil alunos para 2023.

Um pouco mais sobre nossos valores e projetos

Embora nosso objetivo seja profissional, também promovemos atividades complementares como, workshops, viagens, palestras gratuitas e ações sociais. Também convidamos professores estrangeiros para dar aulas para nossa equipe. Acreditamos que cada aluno formado pode se tornar um agente de transformação social. Por isso, começamos a mudança de forma interna, com nossas ações e práticas diárias. Atualmente, destinamos parte do nosso lucro para ações comunitárias relacionadas à saúde, por meio do “Ayurveda Comunidade”, que atende, de forma gratuita, por meio do nosso programa de estágios, diversas pessoas todos os anos. Também na área da Cultura e Educação, criamos o projeto Shanti-Erê, que oferece educação e cultura a regiões de grande vulnerabilidade social. Até agora, já foram atendidas mais de 500 crianças por meio de ações culturais na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, arrecadamos mais de 200Kg de alimentos em nossas palestras gratuitas sobre o Ayurveda, em várias cidades do Brasil. Todos os alimentos foram distribuídos para instituições de caridade locais.

Conheça a FAESDA


Somos uma instituição que por muitos anos se dedicou exclusivamente ao Ayurveda e que hoje abrange diversos cursos.
Conheça a FAESDA
Conheça a FAESDA
Oferecemos um espaço dedicado ao ensino das Práticas Integrativas e Complementares e ao ensino superior em diversas áreas.
NAMIN
NAMIN
Núcleo de Atendimento de Medicina Integrativa. Local dedicado ao atendimento e pesquisas em Medicina Integrativa.
Editora FAESDA
Editora FAESDA
Publicações de livros traduzidos e produções próprias.
Parceria institucional
Parceria institucional
Mou com a ITRA (Institute of Teaching and Research in Ayurveda), Índia.

Assine nossa Newsletter