Mensagem institucional

“A FAESDA agora é um sonho concretizado e passa a ser uma das poucas instituições de ensino superior no mundo com foco no ensino do Ayurveda.”

Nos últimos meses, vivemos um grande momento: apresentamos a nossa nova marca: FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda.

Como o próprio nome sugere, a mudança ocorre devido a um fato ainda maior e mais importante: nos tornamos uma Faculdade. A Escola de Ayurveda passa a ser Faculdade Escola de Ayurveda.

E como isso aconteceu: a Escola de Ayurveda surgiu em 2013 com o objetivo de capacitar profissionais em Ayurveda de forma fidedigna e o mais próximo possível como ensinado no seu país de origem, a Índia. Não passou muito tempo para percebermos que havia muito trabalho para fazer para legitimar e trazer mais qualidade para o nosso dia a dia e para a vida profissional dos nossos alunos, e do melhor acesso aos pacientes. Desta forma começamos a planejar e arrecadar recursos para este projeto.

Dar início a uma faculdade é um processo extremamente rigoroso. Existem apenas 2.608 instituições de ensino superior no Brasil (Fonte: MEC/2020). O processo de obtenção da autorização, que gera uma portaria ministerial, é extremamente complexo, rigoroso, demorado e oneroso. Fizemos um estudo detalhado de todos os processos e nos submetemos a todas as etapas.

No primeiro semestre de 2020, toda nossa equipe passou por muitos desafios. Em meio à pandemia, trabalhando em casa e sem interação social, todos deram o seu melhor para que estivéssemos prontos para a auditoria que ocorreu em junho. Tudo isso em meio às nossas mudanças internas, no formato das aulas e a transição para o on-line.

Assim, reaprendemos a forma de trabalhar, ensinar e administrar, em meio à aflição dos alunos para com este formato. De abril a agosto, estive internado junto com minha esposa para um tratamento de emergência. Durante este período, vivemos o auge da pandemia na Índia, com a variante Delta. Mesmo com severas restrições e impedidos de sequer sair do hospital por meses, tivemos Covid-19  de forma severa e passamos 15 dias internados em um hospital público alopático na Índia, em estado grave, sem sinal de internet e em meio a um ciclone que destruiu a região. A alta do hospital ocorreu 1 dia antes da auditoria, a qual acompanhamos on-line, de forma integral.

Nesse período, toda a equipe da FAESDA trabalhou de forma extraordinária para que tudo desse certo. E deu! Fomos aprovados com conceito 4 no MEC, resultado excepcional para uma instituição de ensino superior em fase de credenciamento.

A FAESDA agora é um sonho concretizado e passa a ser uma das poucas instituições de ensino superior no mundo com foco no ensino do Ayurveda. Apresentamos também a solicitação, junto ao MEC, para a aprovação de programas de Graduação e Pós-Graduação em diversas áreas da Medicina Integrativa, Ciências da Saúde, Ecologia e Sustentabilidade, Arte e Cultura.

Enfim, estas e muitas novidades ainda virão!

Estamos felizes de compartilhar com todos esta e outras notícias.

Nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas que participaram desse projeto. Além da nossa equipe, demais prestadores de serviço e consultoria que estiveram envolvidos nos últimos meses. E aos nossos alunos, é claro! Sem vocês nada seria possível!

Nosso muito obrigado!

Fernando Oliveira

Conheça a FAESDA


Somos uma instituição que por muitos anos se dedicou exclusivamente ao Ayurveda e que hoje abrange diversos cursos.
Conheça a FAESDA
Conheça a FAESDA
Oferecemos um espaço dedicado ao ensino das Práticas Integrativas e Complementares e ao ensino superior em diversas áreas.
NAMIN
NAMIN
Núcleo de Atendimento de Medicina Integrativa. Local dedicado ao atendimento e pesquisas em Medicina Integrativa.
Editora FAESDA
Editora FAESDA
Publicações de livros traduzidos e produções próprias.
Parceria institucional
Parceria institucional
Mou com a ITRA (Institute of Teaching and Research in Ayurveda), Índia.

Assine nossa Newsletter