FAESDA
Por: FAESDA, 20/05/2024 em Sem categoria

Uma mente saudável de acordo com Ayurveda

De acordo com o Charaka Samhita, um importante livro tradicional da literatura clássica do Ayurveda, a mente de uma pessoa é qualificada com base nos tipos de ação que ela toma repetidamente. A mente é responsável pelas decisões que nos levam a tomar ações virtuosas ou insalubres para a saúde. A mente é de natureza sutil, etérea, luminosa e tem o objetivo de processar as informações sensoriais, sendo um instrumento de conhecimento e um veículo para que a consciência tenha experiências.

Tamas e Rajas são considerados doshas da mente, pois a dominância desequilibrada de um desses atributos sutis gera doenças. “Tamas” representa inércia, letargia, enquanto “Rajas” se apresenta na forma de inquietude, ansiedade, muitos desejos e raiva. Sattva é considerado o equilíbrio entre Rajas e Tamas.

A condição sutil da mente é flexível, então todas essas qualidades estarão presentes, mesmo em uma pessoa que apresenta uma condição frequente de sattva (equilíbrio).

A forma como se direciona a vontade a partir da atitude mental será responsável pela saúde e suas condições de equilíbrio, sendo um fator determinante para escolhas saudáveis ou não para a vida. A mente consegue identificar o equilíbrio.

Como ter uma mente com predominância em Sattva?

Para Charaka, o equilíbrio é encontrado na realização de atos nobres e Tamas e Rajas podem ser apaziguados por conhecimento espiritual, escritural, paciência, memória e meditação. A espiritualidade existe independentemente de religião, ela é a capacidade de perceber as coisas com mais calma, amorosidade, empatia e respeito. A paciência nos ajuda a perceber o que está prejudicando o estado de felicidade que traz nossa presença ao momento presente; a memória é a percepção das ações virtuosas que você se comprometeu a realizar para alcançar um equilíbrio saudável; e a meditação é uma poderosa ferramenta de concentração que, a cada dia de prática, traz mais clareza sobre si mesmo, ajuda a entender os mecanismos de funcionamento da mente e te ensina a utilizá-los ao seu favor.

Imagine que a mente é um carro com alguém no volante que não sabe dirigir – assim é o desequilíbrio da mente, e a meditação faz você aprender a dirigir a mente. Você pode iniciar com 5 minutos de silêncio e concentração em um objeto, palavra, mantra; com certeza já pode perceber o quanto isso pode ajudar a iniciar o dia de uma maneira diferente e mais consciente. Outras atitudes de uma mente em Sattva é cuidar da sua rotina diária com a capacidade ampliada em perceber como estão seu entorno, clima, humor, saúde física e proporcionar a si mesmo aquilo que está faltando. Perceber os excessos, como utilização de equipamentos eletrônicos, trabalho, sentimentos, dormir no tempo apropriado, perceber se está cansado demais e com sabedoria e paciência ir corrigindo para um estado equilibrado.

Convidamos você a conhecer nossos cursos de Ayurveda e descobrir como cuidar da saúde integral.

 

Ficou interessado, gostaria de saber mais sobre o Ayurveda? Aproveite os nossos cursos, estamos com matrículas abertas!

Pós-Graduação em Ayurveda para profissionais da saúde

Formação em Terapias do Ayurveda

Bacharelado em Ayurveda

Compartilhe: