Por: FAESDA, 31/07/2022 em Notícias

QUANDO TEREMOS A GRADUÇÃO EM AYURVEDA NA FAESDA?

GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

Previsão para o 2º semestre de  2024/1º semestre de 2025 – Entenda:

Aqueles que chegam até a FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda, naturalmente acreditam que em nossa grade temos o curso de Graduação em Ayurveda. Isso é natural, afinal o nome da nossa  instituição de ensino superior pode sugerir isso, assim como a forma como nos posicionamos, como a “Primeira e única faculdade no Brasil dedicada ao Ayurveda”.

De fato somos uma instituição de ensino superior com dedicação ao Ayurveda – nossa história desde 2013 sempre foi de promoção exclusiva de cursos profissionalizantes em Ayurveda, sempre buscando a excelência e a melhoria em nossos programas de ensino, com diversas reformulações na grade e ensino e quadro de professores. Como instituição de ensino superior, deixamos de ter dedicação exclusiva ao ensino do Ayurveda, trazendo a promoção de cursos em outras áreas relacionadas, como a graduação em Terapias Integrativas e Complementares, e programas de pós-graduação e extensão em Medicina Integrativa, Ciências da Saúde, Ecologia e Sustentabilidade. Mas a nossa essência sempre foi e continua sendo os programas de ensino em Ayurveda, além de todas as nossas atividade de apoio, como a Editora FAESDA e o NAMIN – Núcleo de Atendimento de Medicina Integrativa.

A concretização da Faculdade foi um sonho realizado e um grande passo para a entrega de melhores programas de ensino para a sociedade, colocando o Ayurveda em um patamar mais elevado. Como uma instituição de ensino superior dedicada ao Ayurveda,  temos autonomia para a promoção de programas de pós-graduação e extensão em Ayurveda, programas de pesquisa, integração com o governo estadual e municipal para absorver/integrar programas de atendimentos em  saúde e treinamentos de profissionais no SUS, programas de intercâmbio internacionais, entre outros benefícios que o reconhecimento do Ayurveda em uma instituição de ensino superior traz.

Desta forma, hoje temos um programa de educação único no Brasil, e alguns dos poucos fora da Índia com 4 anos de duração + 2 anos de especialização, totalizando 6 anos de educação continuada de programas em Ayurveda ofertados por uma instituição reconhecida pelo MEC. Além disso somos centro colaborativo através de um M.o.U. com o ITRA – Institute of Teaching and Research in Ayurveda/Índia, local que abriga a sede do 1º Centro Global de Medicinas Tradicionais da OMS.

Os cursos de Profissionalização em Ayurveda que ofertamos hoje são uma adaptação dos programas de ensino em universidades na Índia, aonde preservamos as disciplinas, programa de ensino e utilizamos a mesma bibliografia. A certificação pode ser como extensão universitária para aqueles que têm ensino médio, e pós-graduação lato sensu para aqueles que possuem graduação em qualquer área (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura).

MAS E O CURSO DE GRADUAÇÃO EM AYURVEDA?

Conseguimos a grande conquista de elevar a Escola de Ayurveda, uma escola de cursos livres ao status de faculdade.  Foram anos junto ao MEC de processo de credenciamento para hoje nos tornarmos a FAESDA, no qual atingimos conceito 4 com a nossa estrutura e o programa do curso de Graduação em Terapias Integrativas e Complementares (não somos conceito 5/conceito máximo  apenas pela ausência de um auditório em nosso prédio). Agora, como instituição de Ensino Superior Credenciada, vamos para segunda etapa de nosso desafio: que é a inclusão do Ayurveda dentro do catálogo de cursos do MEC (algo que não existe, por esta razão não fomos credenciados com o curso de Graduação em Ayurveda logo no início). Após a inclusão, vamos submeter o curso experimental para processo de aprovação através de nova auditoria. Estamos com a expectativa de finalizar este processo e obter a aprovação  em meados de 2024, para iniciar a 1º turma em 2024 ou 2025.

Não sabemos se isso vai acontecer, afinal é um grande desafio a inclusão do Ayurveda dentro do sistema de ensino superior, mas  seguimos trabalhando como sempre fizemos – promovendo o Ayurveda da melhor forma que podemos, seja como curso livre de curta duração (18 meses) como foi no nosso início das atividades em 2013, ou programas de pós-graduação e extensão universitária. E com a esperança de termos o tão sonhado curso de Bacharelado em Ayurveda com 5 anos de duração da mesma forma como realizado na Índia. Além dos programa de especialização de 2 ou 3 anos em áreas específicas do Ayurveda, possibilitando a educação continuada.