Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais
★★ Faculdade Nota 4 no Sistema de Regulação de Ensino ★★
Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais
Sobre o Curso
Pós-Graduação
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS
As Intervenções Assistidas por Animais ( IAA ) são intervenções estruturadas e orientadas em conjunto com objetivos que intencionalmente incluem e incorporam terapias com o uso de animais em projetos de saúde e educação, além de serviços humanos. Envolvendo profissionais com amplo conhecimento em pessoas e animais, as IAA devem ser desenvolvidas e implementadas usando um método interdisciplinar ( IAHAIO – White Paper, 2018 ). Atualmente, há uma gama muito grande de profissionais que podem atuar com Intervenções Assistidas por Animais, visto que esta tem sido uma temática abordada nas diversas áreas do conhecimento, ganhando espaço pelos resultados expressivos, principalmente nos países em que essa prática se tornou institucional.
Objetivos:
Compreensão Teórica: aprofundar-se sobre os fundamentos teóricos das Intervenções Assistidas por Animais, explorando a psicologia por trás das interações e os benefícios terapêuticos associados.
Seleção e Treinamento de Animais: aprender critérios éticos e práticos para a seleção e treinamento de animais para intervenções terapêuticas, garantindo uma parceria respeitosa e segura entre humanos e animais.
Aplicações Terapêuticas: explorar uma variedade de contextos terapêuticos, desde a terapia assistida por animais em saúde mental até intervenções para crianças com necessidades especiais, idosos e pessoas em reabilitação.
Ética e Bem-Estar Animal: envolver-se em questões sobre ética, responsabilidade e bem-estar animal nas Intervenções Assistidas por Animais, garantindo práticas que beneficiem tanto os participantes humanos quanto os animais envolvidos.
Implementação Prática: desenvolver habilidades práticas para a implementação de programas de Intervenções Assistidas por Animais, incluindo avaliação de necessidades, planejamento de sessões e avaliação de resultados.
Programa Pedagógico
aulas on-line, gravadas e disponibilizadas via plataforma
aulas práticas na presença de cães e cavalos ( As práticas assistidas com a presença de cães e cavalos acontecem em Porto Alegre, ao final do 2º semestre de 2024, durante um final de semana os alunos serão conduzidos e orientados por profissionais especialistas na área. )
professores atuantes na área
material de apoio, atividades complementares
tutoria e apoio permanente
INSTITUCIONAL
A FAESDA é uma instituição de ensino superior cujo foco principal é a Medicina Integrativa e Ciências da Saúde. Somos uma instituição que acredita no sistema de ensino tradicional, transformando o formato de ensino à distância. Com grande integração e conhecimento na área, a FAESDA oferece um programa de pós-graduação que atende de forma completa profissionais que desejam conhecimento qualificado na área, através de sua tradição, afinidade com o tema e a grande rede de profissionais construída ao longo dos anos de trabalho.
Entre em contato
INÍCIO DIA 27 DE MARÇO DE 2024 *Ainda é possível o ingresso/todas as aulas anteriores estão gravadas
Veja nossos diferenciais
Aulas práticas
Professores atuantes na área
Formato Híbrido / 100% EAD
Matriz Curricular
DEFINIÇÕES | |
---|---|
Carga Horária | |
Conceitualizações e atualidades sobre as IAA (nomenclatura) | 10 |
Pessoa física, Empresa e ONG (ou OSCIP) – Trabalho Voluntário e Remunerado | 10 |
Legislação das IAA no Brasil e no mundo | 10 |
Total do Período | 30 |
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS | |
---|---|
Carga Horária | |
Histórico, origens e definições | 10 |
Benefícios, indicações, contraindicações | 10 |
Terapia Assistida por Animais (TAA) | 10 |
A sessão de terapia assistida por animais | 10 |
Educação Assistida por Animais (EAA) | 10 |
O preparo do espaço e do ambiente | 10 |
Atividade Assistida por Animais (AAA) | 10 |
Como escolher um bom profissional | 10 |
Outras modalidades assistidas por animais (Coach e Avaliação) | 10 |
Atuação em IAA (Locais) | 10 |
Hospitais | 10 |
Clínica Psiquiátricas | 10 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) | 10 |
Idosos institucionalizados (ILPI) | 10 |
Total do Período | 140 |
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR CÃES | |
---|---|
Carga Horária | |
O cão de intervenção assistida: características, cuidado e treinamento | 10 |
IAA e o cuidado com o animal (saúde) | 10 |
Preparo do animal para atuar com IAA | 10 |
Calming Signals (sinais de apaziguamento nos cães) | 10 |
Perfil de cães | 10 |
Treinamento e comportamento básico | 10 |
Dessensibilização do cão a diferentes estímulos | 10 |
Prática assistida | 10 |
Total do Período | 80 |
TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALOS | |
---|---|
Carga Horária | |
Histórico, origens e definições | 10 |
Os diferentes tipos de terapia assistida por cavalos | 10 |
O cavalo de terapia assistida: características, cuidado e treinamento | 10 |
Áreas e locais de atuação | 10 |
Profissionais envolvidos | 10 |
Benefícios, indicações, contraindicações | 10 |
As sessões de terapias assistidas por cavalos | 10 |
Prática assistida | 10 |
Total do Período | 80 |
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR OUTROS ANIMAIS | |
---|---|
Carga Horária | |
Possibilidades e atuações | 10 |
Intervenções assistidas por aves | 10 |
Intervenções assistidas por gatos | 10 |
Intervenções assistidas por coelhos | 10 |
Total do Período | 40 |
Carga Horária Total | 360h |
![Perfil do profissional](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/cinoterapia-caes-casa-comvet-convenio-veterinario.jpg)
Perfil do profissional
O presente curso de especialização destina-se a profissionais das áreas da saúde e educação que desejam utilizar as Intervenções Assistidas por Animais como instrumento facilitador objetivando potencializar a evolução dos alunos/pacientes/praticantes e, também, para profissionais que almejam conhecer a respeito
Professores do Curso
Nossa equipe conta com professores qualificados na área.
![Dra. Marisangela Spolaôr Lena - Psicóloga (CRP 07/19260), graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - com ênfase em Psicologia da Saúde, na Universidade Federal de Santa Maria (2012) tendo realizado mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2011), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019), foi bolsista CAPES-PROSUC](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/Marisangela-1-228x285.jpg)
Dra. Marisangela Spolaôr Lena - Psicóloga (CRP 07/19260), graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - com ênfase em Psicologia da Saúde, na Universidade Federal de Santa Maria (2012) tendo realizado mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2011), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019), foi bolsista CAPES-PROSUC
![Dra. Renata Zamo - Psicóloga (PUCRS), Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRGS, com Especialização em Neuropsicologia (UFRGS) e Psicologia do Esporte (PUCRS). Possui experiência docente na graduação e na especialização dos cursos de psicologia e neuropsicologia da PUCRS, FADERGS e FSG. Trabalhou em equipe interdisciplinar de terapias assistidas com cavalos na assistência aos praticantes e suas famílias e na coordenação de equipe. Colaboradora do NEAPP/UFRGS em pesquisas nas áreas de desenvolvimento humano, processos cognitivos e emocionais, construção/adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica e dificuldades de aprendizagem.](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/Renata-zamo-228x285.jpeg)
Dra. Renata Zamo - Psicóloga (PUCRS), Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRGS, com Especialização em Neuropsicologia (UFRGS) e Psicologia do Esporte (PUCRS). Possui experiência docente na graduação e na especialização dos cursos de psicologia e neuropsicologia da PUCRS, FADERGS e FSG. Trabalhou em equipe interdisciplinar de terapias assistidas com cavalos na assistência aos praticantes e suas famílias e na coordenação de equipe. Colaboradora do NEAPP/UFRGS em pesquisas nas áreas de desenvolvimento humano, processos cognitivos e emocionais, construção/adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica e dificuldades de aprendizagem.
![Ivana dos Santos Teixeira - Doutora em Antropologia Social pelo Ppgas/UFRGS, tem mestrado em Representações Sociais do Movimento Humano pela Esefid/UFRGS e Especialização em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFRGS. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia Social da UFRGS, junto ao projeto “ Embodied inequalities of the anthropocene: building capacity in medical anthropology”, baseado na University College London. Tem experiência na abordagem de temas como saúde de imigrantes no Brasil, técnicas de cuidado e etnografia multiespécie.](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/ivana-228x285.jpg)
Ivana dos Santos Teixeira - Doutora em Antropologia Social pelo Ppgas/UFRGS, tem mestrado em Representações Sociais do Movimento Humano pela Esefid/UFRGS e Especialização em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFRGS. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia Social da UFRGS, junto ao projeto “ Embodied inequalities of the anthropocene: building capacity in medical anthropology”, baseado na University College London. Tem experiência na abordagem de temas como saúde de imigrantes no Brasil, técnicas de cuidado e etnografia multiespécie.
![Samantha Castiel Menda - Psicóloga (CRP 07/21855), graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, Mestra em Educação Especial com mérito pela St. Thomas University (EUA) e Pós-mestrado (Education Specialist) em Psicologia Escolar pela Florida International University (EUA), com bolsa integral. Possui experiência com treinamento e com terapia assistida por golfinhos, além de treinamento de cachorros. Trabalha com atendimento clínico e escolar, além de consultoria para pais.](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/Samantha-228x285.jpeg)
Samantha Castiel Menda - Psicóloga (CRP 07/21855), graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, Mestra em Educação Especial com mérito pela St. Thomas University (EUA) e Pós-mestrado (Education Specialist) em Psicologia Escolar pela Florida International University (EUA), com bolsa integral. Possui experiência com treinamento e com terapia assistida por golfinhos, além de treinamento de cachorros. Trabalha com atendimento clínico e escolar, além de consultoria para pais.
![Liana Pires Santos - Psicopedagoga , especialista em educação especial. Palestrante da Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia ) Diretora e fundadora do GATI ( Grupo de abordagem terapêutica Integrada) SP e possui experiência de 25 anos com TAA e equoterapia . Autora do livro : Os animais e seu poder terapêutico ( 2013) Graduação em pedagogia - UNIP e Pós-Graduação - PUC SP](https://faesda.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/Liana-IAA-228x285.jpg)