Home/Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais

Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais

★★ Faculdade Nota 4 no Sistema de Regulação de Ensino ★★


Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais

Sobre o Curso

Pós-Graduação
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS

As Intervenções Assistidas por Animais ( IAA ) são intervenções estruturadas e orientadas em conjunto com objetivos que intencionalmente incluem e incorporam terapias com o uso de animais em projetos de saúde e educação, além de serviços humanos. Envolvendo profissionais com amplo conhecimento em pessoas e animais, as IAA devem ser desenvolvidas e implementadas usando um método interdisciplinar ( IAHAIO – White Paper, 2018 ). Atualmente, há uma gama muito grande de profissionais que podem atuar com Intervenções Assistidas por Animais, visto que esta tem sido uma temática abordada nas diversas áreas do conhecimento, ganhando espaço pelos resultados expressivos, principalmente nos países em que essa prática se tornou institucional.

Objetivos:

Compreensão Teórica:
aprofundar-se sobre os fundamentos teóricos das Intervenções Assistidas por Animais, explorando a psicologia por trás das interações e os benefícios terapêuticos associados.
Seleção e Treinamento de Animais: aprender critérios éticos e práticos para a seleção e treinamento de animais para intervenções terapêuticas, garantindo uma parceria respeitosa e segura entre humanos e animais.
Aplicações Terapêuticas: explorar uma variedade de contextos terapêuticos, desde a terapia assistida por animais em saúde mental até intervenções para crianças com necessidades especiais, idosos e pessoas em reabilitação.
Ética e Bem-Estar Animal: envolver-se em questões sobre ética, responsabilidade e bem-estar animal nas Intervenções Assistidas por Animais, garantindo práticas que beneficiem tanto os participantes humanos quanto os animais envolvidos.
Implementação Prática: desenvolver habilidades práticas para a implementação de programas de Intervenções Assistidas por Animais, incluindo avaliação de necessidades, planejamento de sessões e avaliação de resultados.

Programa Pedagógico
aulas on-line, gravadas e disponibilizadas via plataforma
aulas práticas na presença de cães e cavalos ( As práticas assistidas com a presença de cães e cavalos acontecem em Porto Alegre, ao final do 2º semestre de 2024, durante um final de semana os alunos serão conduzidos e orientados por profissionais especialistas na área. )
professores atuantes na área
material de apoio, atividades complementares
tutoria e apoio permanente

INSTITUCIONAL

A FAESDA é uma instituição de ensino superior cujo foco principal é a Medicina Integrativa e  Ciências da Saúde. Somos uma instituição que acredita no sistema de ensino tradicional, transformando o formato de ensino à distância. Com grande integração e conhecimento na área, a FAESDA oferece um programa de pós-graduação que atende de forma completa profissionais que desejam conhecimento qualificado na área, através de sua tradição, afinidade  com o tema e a grande rede de profissionais construída ao longo dos anos de trabalho.

Entre em contato

    INÍCIO EM MARÇO DE 2024

    Veja nossos diferenciais

    Reconhecido pelo MEC

    Aulas práticas

    Professores atuantes na área

    Formato Híbrido / 100% EAD

    Matriz Curricular

    DEFINIÇÕES
    Carga Horária
    Conceitualizações e atualidades sobre as IAA (nomenclatura) 10
    Pessoa física, Empresa e ONG (ou OSCIP) – Trabalho Voluntário e Remunerado 10
    Legislação das IAA no Brasil e no mundo 10
    Total do Período 30
    INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS
    Carga Horária
    Histórico, origens e definições 10
    Benefícios, indicações, contraindicações 10
    Terapia Assistida por Animais (TAA) 10
    A sessão de terapia assistida por animais 10
    Educação Assistida por Animais (EAA) 10
    O preparo do espaço e do ambiente 10
    Atividade Assistida por Animais (AAA) 10
    Como escolher um bom profissional 10
    Outras modalidades assistidas por animais (Coach e Avaliação) 10
    Atuação em IAA (Locais) 10
    Hospitais 10
    Clínica Psiquiátricas 10
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) 10
    Idosos institucionalizados (ILPI) 10
    Total do Período 140
    INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR CÃES
    Carga Horária
    O cão de intervenção assistida: características, cuidado e treinamento 10
    IAA e o cuidado com o animal (saúde) 10
    Preparo do animal para atuar com IAA 10
    Calming Signals (sinais de apaziguamento nos cães) 10
    Perfil de cães 10
    Treinamento e comportamento básico 10
    Dessensibilização do cão a diferentes estímulos 10
    Prática assistida 10
    Total do Período 80
    TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALOS
    Carga Horária
    Histórico, origens e definições 10
    Os diferentes tipos de terapia assistida por cavalos 10
    O cavalo de terapia assistida: características, cuidado e treinamento 10
    Áreas e locais de atuação 10
    Profissionais envolvidos 10
    Benefícios, indicações, contraindicações 10
    As sessões de terapias assistidas por cavalos 10
    Prática assistida 10
    Total do Período 80
    INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR OUTROS ANIMAIS
    Carga Horária
    Possibilidades e atuações 10
    Intervenções assistidas por aves 10
    Intervenções assistidas por gatos 10
    Intervenções assistidas por coelhos 10
    Total do Período 40
    Carga Horária Total 360h
    Perfil do profissional

    Perfil do profissional


    O presente curso de especialização destina-se a profissionais das áreas da saúde e educação que desejam utilizar as Intervenções Assistidas por Animais como instrumento facilitador objetivando potencializar a evolução dos alunos/pacientes/praticantes e, também, para profissionais que almejam conhecer a respeito

    Professores do Curso

    Nossa equipe conta com professores qualificados na área.

    Dra. Marisangela Spolaôr Lena - Psicóloga (CRP 07/19260), graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - com ênfase em Psicologia da Saúde, na Universidade Federal de Santa Maria (2012) tendo realizado mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2011), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019), foi bolsista CAPES-PROSUC

    Dra. Marisangela Spolaôr Lena - Psicóloga (CRP 07/19260), graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - com ênfase em Psicologia da Saúde, na Universidade Federal de Santa Maria (2012) tendo realizado mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2011), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019), foi bolsista CAPES-PROSUC

    Dra. Renata Zamo - Psicóloga (PUCRS), Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRGS, com Especialização em Neuropsicologia (UFRGS) e Psicologia do Esporte (PUCRS). Possui experiência docente na graduação e na especialização dos cursos de psicologia e neuropsicologia da PUCRS, FADERGS e FSG. Trabalhou em equipe interdisciplinar de terapias assistidas com cavalos na assistência aos praticantes e suas famílias e na coordenação de equipe. Colaboradora do NEAPP/UFRGS em pesquisas nas áreas de desenvolvimento humano, processos cognitivos e emocionais, construção/adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica e dificuldades de aprendizagem.

    Dra. Renata Zamo - Psicóloga (PUCRS), Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRGS, com Especialização em Neuropsicologia (UFRGS) e Psicologia do Esporte (PUCRS). Possui experiência docente na graduação e na especialização dos cursos de psicologia e neuropsicologia da PUCRS, FADERGS e FSG. Trabalhou em equipe interdisciplinar de terapias assistidas com cavalos na assistência aos praticantes e suas famílias e na coordenação de equipe. Colaboradora do NEAPP/UFRGS em pesquisas nas áreas de desenvolvimento humano, processos cognitivos e emocionais, construção/adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica e dificuldades de aprendizagem.

    Ivana dos Santos Teixeira - Doutora em Antropologia Social pelo Ppgas/UFRGS, tem mestrado em Representações Sociais do Movimento Humano pela Esefid/UFRGS e Especialização em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFRGS. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia Social da UFRGS, junto ao projeto “ Embodied inequalities of the anthropocene: building capacity in medical anthropology”, baseado na University College London. Tem experiência na abordagem de temas como saúde de imigrantes no Brasil, técnicas de cuidado e etnografia multiespécie.

    Ivana dos Santos Teixeira - Doutora em Antropologia Social pelo Ppgas/UFRGS, tem mestrado em Representações Sociais do Movimento Humano pela Esefid/UFRGS e Especialização em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFRGS. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia Social da UFRGS, junto ao projeto “ Embodied inequalities of the anthropocene: building capacity in medical anthropology”, baseado na University College London. Tem experiência na abordagem de temas como saúde de imigrantes no Brasil, técnicas de cuidado e etnografia multiespécie.

    Samantha Castiel Menda - Psicóloga (CRP 07/21855), graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, Mestra em Educação Especial com mérito pela St. Thomas University (EUA) e Pós-mestrado (Education Specialist) em Psicologia Escolar pela Florida International University (EUA), com bolsa integral. Possui experiência com treinamento e com terapia assistida por golfinhos, além de treinamento de cachorros. Trabalha com atendimento clínico e escolar, além de consultoria para pais.

    Samantha Castiel Menda - Psicóloga (CRP 07/21855), graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, Mestra em Educação Especial com mérito pela St. Thomas University (EUA) e Pós-mestrado (Education Specialist) em Psicologia Escolar pela Florida International University (EUA), com bolsa integral. Possui experiência com treinamento e com terapia assistida por golfinhos, além de treinamento de cachorros. Trabalha com atendimento clínico e escolar, além de consultoria para pais.

    Estrutura Física e Ambientes de Aprendizagem

    INÍCIO EM MARÇO DE 2024