Por: FAESDA, 01/04/2022 em Notícias

Portaria do MEC reconhece FAESDA como faculdade

Desde que a Escola de Ayurveda surgiu em 2013, tínhamos um único objetivo: a promoção do Ayurveda da melhor forma possível. Sempre entendemos que isso deveria ser feito em todos os âmbitos, e em especial por meio do ensino, que é a nossa especialidade. Para isso fizemos todos os esforços que estavam ao nosso alcance.

Começamos com um curso de 18 meses, que teve o programa reformulado diversas vezes em conteúdo, formato e carga horária; sempre contamos com a colaboração de diversos professores do Brasil e exterior; nos envolvemos na produção de intercâmbios de profissionais, promoção de palestras, congressos e viagens; sempre estivemos engajados no desenvolvimento do profissional do Ayurveda e na busca da regulamentação.

Essas e outras ações sempre fizeram parte de nosso trabalho que, ao longo dos últimos 8 anos, se desenvolveram em diferentes momentos e em várias cidades do Brasil, espalhadas pelas 5 regiões.

Porém, sempre entendemos que passos maiores deveriam ser dados. Durante toda a nossa trajetória, mesmo sem saber, os passos foram dados nesta direção: de ser uma instituição séria e reconhecida, colocando o Ayurveda no mais alto patamar. E o caminho natural dos acontecimentos convergiu para que nos tornássemos uma instituição de ensino superior. Foi um processo longo, burocrático, oneroso e cansativo, que envolveu o trabalho de toda a nossa equipe  e de eficientes prestadores de serviços parceiros pelo período de 2 anos, tudo isso em meio a pandemia e a desafios de natureza pessoal.

No dia 08 de março foi feita a assinatura do nosso processo pelo Ministro da Educação, e, no dia 10 de março, foi feita a publicação da portaria ministerial no Diário Oficial da União. Desta forma, somos oficialmente uma instituição de ensino superior credenciada/autorizada pelo MEC.

E assim nasce a FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda, primeira instituição de ensino superior do Brasil, e uma das poucas no mundo com dedicação ao Ayurveda. Agora podemos, com autonomia, dentro dos limites da legislação vigente, promover programas de extensão universitária, programas de pós-graduação, programas de pesquisas e demais atividades acadêmicas a serviço do Ayurveda.

Como instituição de ensino superior também teremos programas de ensino em outras áreas do saber, como Medicina Integrativa, Ciências da Saúde, Ecologia, Sustentabilidade, Arte e Cultura.

Agradecemos a todos os alunos e ex-alunos, funcionários e ex-funcionários, parceiros comerciais e simpatizantes do nosso trabalho. Graças a todos que foi possível a realização deste projeto.

Att,

Fernando Oliveira