Por: FAESDA, 23/09/2023 em Notícias

Dia Internacional das Línguas de Sinais

Celebrando a Inclusão da Línguas de Sinais

No dia 23 de setembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o “Dia Internacional das Línguas de Sinais.” Esta data tem como objetivo promover reflexão e debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas. No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 representou um marco para a comunidade surda, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, além de determinar o apoio do poder público na sua difusão e uso.

A Federação Mundial de Surdos estima que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com surdez, sendo que mais de 80% delas residem em países em desenvolvimento. Esses números destacam a importância de políticas inclusivas e do reconhecimento das línguas de sinais como meio de comunicação legítimo.

No Brasil, a inclusão de pessoas surdas avançou significativamente graças à Lei de Libras. No entanto, a batalha pela igualdade de direitos e oportunidades continua. A conscientização sobre a importância da comunicação e do acesso à educação é fundamental para garantir que a comunidade surda tenha voz e participação ativa.

Direitos das Pessoas Surdas

A Faculdade Escola de Ayurveda (FAESDA) é um exemplo notável de instituição inclusiva. Sua infraestrutura foi projetada para permitir que alunos surdos/mudos participem dos cursos oferecidos em sua sede. Isso representa um passo importante na direção da igualdade de oportunidades educacionais e na promoção da inclusão.

A inclusão de pessoas surdas não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma oportunidade para enriquecer nossa sociedade com perspectivas e talentos. Portanto, neste Dia Internacional das Línguas de Sinais, devemos apoiar os direitos das pessoas surdas, promover a inclusão e celebrar a diversidade linguística que enriquece nossa humanidade.

Além disso, é fundamental que empresas, instituições educacionais e governos continuem a investir em acessibilidade e na promoção da Libras e outras línguas de sinais. Isso não apenas atende a obrigações legais, mas também fortalece a coesão social.

Em resumo, o Dia Internacional das Línguas de Sinais é uma ocasião importante para lembrar que a inclusão das pessoas surdas é um objetivo contínuo que requer esforços constantes de toda a sociedade. Devemos trabalhar juntos para construir um mundo onde todos tenham igualdade de oportunidades, independente de sua forma de comunicação.