FAESDA
Por: FAESDA, 05/06/2024 em Sem categoria

Junho Laranja e o Ayurveda – Conscientização sobre Anemia e Leucemia

Este mês é dedicado à prevenção da saúde do sangue, com foco na anemia e leucemia.
A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas, enquanto a leucemia caracteriza-se como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida.

Anemia e Pandu roga no Ayurveda

Pandu é uma classificação de doença que envolve principalmente o Rasa Dhatu (tecido plasmático), com Panduta (palidez) como o principal sintoma apresentado. Essa palidez se manifesta na pele devido à deficiência do tecido sanguíneo, tanto na forma da hemoglobina como na função dos glóbulos vermelhos. Por isso, essa doença descrita no Ayurveda é semelhante às anemias. Outros sintomas estão associados à fadiga, mal-estar, febre, perda de peso, suores noturnos, palpitações, dispneia mesmo com pouco esforço. Diversas condições de doença que afetam a formação de hemoglobina se encontram dentro do contexto de Pandu Roga. Como fatores causativos gerais atribuídos à manifestação dos desequilíbrios estão o consumo excessivo de alimentos alcalinos, ácidos e salgados, calor excessivo, supressão das necessidades fisiológicas, além de outros fatores que agravam o Pitta Dosha. A patogênese da doença se desenvolve a partir do Pitta agravado (subdoshas Sadhaka e Ranjaka) juntamente com Vata, pelas qualidades ushna (quente) e sukshma (penetrante) destroem Rakta (sangue), o tecido muscular e Ojas, produzindo Pandutva (palidez) no corpo. Além de evitar ou cessar as causas, as linhas gerais de tratamento de Pandu roga envolvem terapias de oleação seguidas de indução de purgação, além do uso de formulações à base de Amalaki, Yastimadhu, Draksha, Triphala, dentre outras ervas, com o objetivo de pacificar Pitta dosha.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, que pode ser aguda ou crônica e linfoide ou mieloide. Sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitações, sonolência, confusão mental, infecções frequentes, febre, gânglios inchados, perda de peso, desconforto abdominal e dores nos ossos e articulações. Não há uma correlação direta entre leucemia e as doenças no Ayurveda, no entanto, as chamadas terapias Rasayana, que têm o objetivo de incrementar a imunidade, nutrição e força do corpo, podem ser trazidas para a rotina do paciente, de forma a complementar o tratamento convencional.

Neste mês dedicado à prevenção da saúde do sangue, é crucial lembrar que a educação e a conscientização são nossas melhores armas na luta contra doenças como a anemia e a leucemia. Ao adotarmos um estilo de vida saudável, buscarmos orientação médica regular e estarmos atentos aos sinais de alerta, podemos prevenir e gerenciar essas condições de forma eficaz. Vamos aproveitar este período para promover a importância do cuidado com a saúde do sangue, garantindo assim um futuro mais saudável para todos.

Compartilhe: