FAESDA
Por: FAESDA, 20/04/2022 em Notícias

Inauguração do 1º Centro Global de Medicinas Tradicionais da OMS, conta com a participação do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, e do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

Hoje, 19 de abril de 2022, o Primeiro Ministro Narendra Modi e o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, se reuniram para o evento de abertura do Centro Global de Medicinas Tradicionais da OMS na Índia, na cidade de Jamnagar, no estado de Gujarat.

O centro tem como objetivo catalisar a sabedoria ancestral com a ciência moderna, propondo novas perspectivas para a saúde global, com base em pesquisa, evidência e prática, assim como cooperação entre indivíduos, culturas e disciplinas.

A criação do Centro Global de Medicinas Tradicionais, com apoio da OMS, encontra justificativas em dados: estima-se que 80% da população mundial usufrua de práticas de medicina tradicional; 40% dos medicamentos farmacêuticos aprovados são de produtos naturais; 170 Estados membros da OMS reportaram utilizar medicina tradicional.

De acordo com o portal de notícias indiano Firstpost, “o Centro visa canalizar o potencial da medicina tradicional, integrando-o com avanços tecnológicos e pesquisas baseadas em evidências. Enquanto Jamnagar servirá como base, o novo Centro visa engajar e beneficiar o mundo”.

Presente no evento de abertura, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou: “para milhões de pessoas em todo o mundo, a medicina tradicional é o primeiro porto para tratamento de muitas doenças. Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um tratamento seguro e eficaz é uma parte essencial da missão da OMS, e este novo centro ajudará a aproveitar o poder da ciência para fortalecer a base de evidências para o tradicional”.

E a FAESDA?

É a primeira faculdade de Ayurveda do Brasil e uma das poucas do mundo fora da Índia dedicada ao ensino e pesquisa do Ayurveda. A FAESDA tem um M.o.U. (Memorandum of Understanding) com o ITRA (Institute of Teaching and Reserch in Ayurveda), instituição localizada na cidade de Jamnagar e que abriga a sede do Centro Global de Medicinas Tradicionais da OMS.

O acordo prevê mobilidade de ensino e pesquisa em Ayurveda com o apoio da instituição, intercâmbio de alunos, além da integração com este mais novo centro da OMS. A instituição também conta com o apoio e suporte pedagógico para o seu programa de ensino profissionalizante em Ayurveda, que é uma adaptação das diretrizes do NCSIM (National Commission for Indian System of Medicine), órgão que regula o ensino superior de Ayurveda na Índia.

Para saber mais sobre ayurveda e medicina tradicional, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais.

Fontes: Firstpost, The Quint, NewsOnAIR