Por: FAESDA, 10/05/2022 em Notícias

Editora FAESDA lança o livro Ahara, do Dr Pradip Suryawanshi

O universo da bibliografia especializada em Ayurveda é muito vasto na Índia. As opções vão de textos clássicos até sugestões contemporâneas, religiosos ou não. Também na Índia, cada disciplina do Bacharel em Ayurveda tem seus livros mais indicados, dentro de uma metodologia clássica de ensino.

Aqui no Brasil, assim como em todos os  países falantes do português, ainda há uma carência muito grande no que se refere ao acesso destas obras. Seja pelo distanciamento dos ensinamentos clássicos ou pela barreira do idioma, muitas vezes alunos e comunidade interessada no assunto ficam sem plena compreensão dos conteúdos sugeridos e clássicos.

Por isso, lançamos a Editora FAESDA. Um espaço focado na compra de direitos de obras renomadas no universo do Ayurveda, tradução e publicação destes títulos. Além de fortalecer o plano de ensino da nossa faculdade, que é construído a partir de ensinamentos propostos na Índia, ainda oferece este conhecimento a todos os demais interessados no tema.

E uma destas obras é o livro Ahara, do escritor e Dr. Pradip Suryawanshi.

O Ayurveda dá ênfase especial em “Aahara” (dieta) e “Anna” (comida) como meios para uma boa vida, saúde e bem-estar. Alimentos saudáveis​ nutrem a mente, o corpo e a alma e o Ayurveda é um sistema hindu secular de nutrição e medicina, que foi desenvolvido juntamente com o yoga como o melhor meio de prevenir doenças e desequilíbrios.

Muito mais um estilo de vida do que uma dieta, um famoso ditado ayurvédico é: “Quando a dieta está errada,mo remédio é inútil; Quando a dieta está correta, o remédio não é necessário”.

Assim, no Ayurveda, a comida é chamada de “mahabhaisajya”, que significa “o remédio superior”, ou seja, você pode manter sua saúde e prevenir doenças por muito tempo se comer a comida certa e seguir o tipo certo de estilo de vida de acordo com suas necessidades e com as estações e os ciclos da natureza. Neste sentido, o livro “Ahara” aborda a teoria e o aspecto prático da Alimentação Ayurvédica. A publicação explica em detalhes sobre Aahara e sua abordagem prática no dia a dia.

Foi observado pelo professor Dr Pradip Suryawanshi, que as pessoas fora do meio do Ayurveda falam sobre a Alimentação Ayurvédica. Porém, dessas, poucas mostram interesse em escrever livros sobre este assunto. Assim, a intenção do livro, segundo do Dr Suryawanshi era iluminar um futuro brilhante sobre a prática da Alimentação Ayurvédica e motivar médicos e estudantes ayurvédicos a manter a saúde e tratar as doenças por meio de um dos subpilares que é descrito minuciosamente pelos Acharyas (professores).

Além disso, este livro aborda os detalhes práticos e o lado analítico da Alimentação Ayurvédica, na intenção de limpar a neblina em torno dos conceitos deste tipo de alimentação, descrevendo os princípios fundamentais de Aahara (dieta).

O material conceitual neste livro é amplo e profundo em relação a Aahara (dieta). O texto é apresentado de uma forma que deve torná-lo acessível até mesmo para um leigo. É um livro adequado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de médicos. Diz-se que os livros nunca são terminados, mas apenas abandonados. Finalmente, segundo o autor, “pode ter parecido uma missão temerária para um único autor tentar escrever um texto abrangente sobre a Alimentação Ayurvédica, mas felizmente, meu irmão, Dr. Sandipkumar e minha cunhada, Dra. Shweta Suryawanshi incorporaram escrevendo dois capítulos”.