Por: FAESDA, 17/05/2023 em Notícias

17 de Maio – Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Você sabia que mais de 1 milhão de pessoas são atendidas pelo SUS por conta da hipertensão?

A hipertensão é uma doença silenciosa, e nem percebemos que podemos estar com a pressão alta, pois os sintomas costumam aparecer quando o estágio já está muito avançado.

Por isso, escolher bem os alimentos que ingerimos é extremamente importante.

No dia de hoje, o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, queremos trazer luz a este tema e conscientizar à todos do quão fundamental é reduzir a quantidade de sal.

Para o ayurveda, hipertensão e problemas cardiovasculares pode ser correlacionados hridroga (doenças do coração). São doenças em que o agni (poder de digestão) fica alterado, e o alimento não digerido corretamente se mistura com rasa e rakta dhatu (tecidos circulatórios), afetando seus srotas (canais de circulação), fazendo com que o fluxo nesses canais fique ou diminuído ou em excesso. Hridroga pode ser afetado por todos os doshas – vata, pitta e kapha. As causas dessa doença, segundo o Ayurveda são:⁣

• Exercício físico excessivo;⁣
• Ingestão de toxinas, venenos, substâncias corrosivas ou irritantes;⁣
• Preocupações excessivas ou estresse mental;⁣
• Supressão do vômito;⁣
• Ama (alimento não digerido);⁣
• Machucado no coração;⁣
• Consumo de alimentos excessivamente ushna (quentes) e difíceis de digerir;⁣
• Excesso de kashaya rasa (sabor adstringente). ⁣

“Aquele que deseja proteger o seu coração, grandes vasos sanguíneos e ojas deve se abster especificamente do que causa estresse mental, tristeza e infelicidade. Também deve praticar regularmente atividades (rotina e alimentação) que são benéficos para o coração e para ojas, que limpem os canais (para os nutrientes fluírem normalmente) e que mantenham a serenidade da mente e do conhecimento (natureza essencial e verdade).” ⁣Ca.Su.30.13-14

Aqui na Faculdade FAESDA temos o compromisso com você. Conosco você aprende como a alimentação Ayurvedica pode ser benéfica para sua saúde, bem como um olhar sobre a saúde como um todo, seguindo os preceitos do Ayurveda através da nossa Formação Profissional em Ayurveda.

Através da nossa Editora, temos a responsabilidade de publicar livros com informações fidedignas à respeito deste assunto. O livro AHARA, do autor Dr Pradipkumar Suryawanshi, você aprende como a alimentação com base nos preceitos do Ayurveda podem auxiliar no equilíbrio dos Doshas, Dhatus, Malas e todo o funcionamento correto do corpo, bem como classificações de alimentos e muito mais. É um maravilhoso compilado sobre alimentação referenciando os textos clássicos.

E sem esquecer do Gujarat Café, que está localizado na nossa sede. Nele temos um compromisso com a saúde de nossos clientes e por isso a grande maioria dos pratos que servimos tem a quantidade de sal reduzida.   Servimos opções no menu sem glutamato monossódico e sem produtos industrializados é nosso valor número 1.

Nosso compromisso com sua saúde vai desde o estudo e a leitura, como fornecer uma alimentação de qualidade para todos.

Escolhas inteligentes trarão uma vida mais longa e feliz!