Por: FAESDA, 12/06/2023 em Sem categoria

Dia dos namorados e o Ayurveda

Dia dos namorados chegou, e, datas comerciais à parte, a verdade é que as relações humanas são importantes para a saúde de forma geral, e as relações “amorosas” são descritas em um estágio da vida específico de acordo com a literatura védica.

Existem 4 objetivos para a vida (também para o Ayurveda):

• Dharma (leis universais de moralidade – certo e errado)
  • Artha (riqueza material, meio de sobrevivência),
  • Kama (prazer, mais relacionado às relações humanas)
  • Moksha (a auto realização, liberação dos sofrimentos), no Ayurveda nós buscamos alcançar esses objetivos tendo uma boa longevidade e saúde.

Agora sim, vamos sair um pouquinho do Ayurveda como sistema de saúde e entrar na cultura Védica (apesar de existir um comentário do Drdhabhala no Ca.Su.11/35 sobre isso). Todos esses objetivos (Purusharthas) podem estar presentes em cada um dos estágios da vida, mas com relevâncias diferentes em cada um deles.

As fases da vida são Bramacharya Ashrama (vida de estudante), Grihastha Ashrama (vida de provedor da família), Vanaprastha Ashrama (vida de andarilho) e Sanyasa Ashrama (vida de renunciante). Os dois primeiros estágios são considerados bastante mundanos. Enquanto os dois últimos são os estágios em que a pessoa está cuidando mais da sua espiritualidade, desapegando da matéria e renunciando os prazeres mundanos (basicamente seguindo o Dharma e buscando Moksha).

Então nos resta falar sobre Brahmacharya e Grihastha.

Bom a palavra Brahmacharya pode ser traduzida como a conduta que vai nos levar ao autodesenvolvimento, é considerado o controle dos órgãos dos sentidos e de ação, e em alguns momentos pode ser erroneamente traduzido como celibato.

Mas por que? Isso acontece porque essa fase da vida é considerada o momento de desenvolvimento da educação de forma generalizada, ela dura até aproximadamente 25 anos, onde um estudante teria a sua formação completa, e até então não era aconselhado que esse estudante tivesse uma vida sexual ativa, pois poderia interromper a sua formação e ele teria que entrar na próxima fase (Grihastha) mais cedo – sempre bom lembrar da não existência de métodos contraceptivos confiáveis até então.

Na fase de Grihastha sim, nessa o estudante já passou pela sua formação e está correndo atrás de riquezas para a constituição de uma família. E aqui também temos a presença muito forte dos outros objetivos da vida artha (riqueza material) e kama (prazer, relacionamentos e etc.)

E agora você pode estar se perguntando…

Mas Brahmacharya não é um dos subpilares da vida onde é aconselhado o celibato para a proteção de Shukradhatu (tecido reprodutivo) e ojas (imunidade)?

Sim, é dito que devemos manter Brahmacharya para a proteção da vida, mas ao mesmo tempo é dito que o impulso sexual é natural do ser humano, e não deve ser reprimido. Por isso esse Brahmacharya que devemos manter é ter uma boa conduta e controle dos nossos órgãos de sentido e de ação, para que em todas as fases da nossa vida, consigamos seguir as regras morais universais (não permitindo que a nossa liberdade reprima a liberdade do próximo, ou o machuque), respeitando o tempo, fase da vida, saúde e etc.

Então até no Ayurveda está descrito que é bom namorar, afinal o amor “romântico” pode ser interpretado em Kama, enquanto o amor universal pode ser interpretado em Dharma, e esses dois são objetivos da vida ❤.