Por: FAESDA, 01/12/2023 em Notícias

Comemoração de 10 anos da FAESDA: a primeira faculdade brasileira dedicada ao Ayurveda

Hoje é um dia muito especial, de celebração, pois estamos comemorando os 10 anos de existência da FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda.

Nessa data comemoramos, não apenas uma década de dedicação ao Ayurveda, mas também um marco histórico na nossa jornada.

Desde o surgimento da Escola de Ayurveda em 2013, tivemos um objetivo claro em mente: promover o Ayurveda da melhor forma possível. Acreditamos que isso deveria ser feito em todos os aspectos, com ênfase especial na educação, que é a nossa especialidade. E, para alcançar esse objetivo, nos empenhamos incansavelmente.

Começamos com um curso de 18 meses, que passou por várias reformulações em conteúdo, formato e carga horária. Contamos sempre com a colaboração de renomados professores do Brasil e do exterior. Além disso, nos envolvemos na promoção de intercâmbios de profissionais, palestras, congressos e viagens, sempre buscando o desenvolvimento dos profissionais de Ayurveda e a regulamentação da área. Essas ações fizeram parte do nosso trabalho ao longo dos últimos 10 anos, em diferentes momentos e em várias cidades do Brasil.

No entanto, sempre soubemos que era necessário dar passos maiores e ao longo de nossa trajetória fomos nos direcionando a este momento: nos tornar uma instituição séria e reconhecida, elevando o Ayurveda a um patamar superior. E, naturalmente, esse caminho nos conduziu à condição de instituição de Ensino Superior.

O processo foi longo, burocrático, oneroso e desgastante. Durante quatro anos, nossa equipe e parceiros trabalharam incansavelmente, enfrentando desafios pessoais, além da pandemia. Mas finalmente chegou o momento tão esperado: no dia 8 de março de 2021, o Ministro da Educação assinou nosso processo e, em 10 de março de 2021, a Portaria Ministerial foi publicada no Diário Oficial da União. Assim nos tornamos oficialmente uma instituição de Ensino Superior credenciada e autorizada pelo MEC.

Dessa forma nasceu a FAESDA – Faculdade Escola de Ayurveda, a primeira instituição de Ensino Superior dedicada ao Ayurveda no Brasil e uma das poucas no mundo.

Agora, com autonomia e dentro dos limites da legislação vigente, podemos promover Programas de Extensão universitária, Pós-graduação, pesquisas e outras atividades acadêmicas em prol do Ayurveda. Além disso, como instituição de Ensino Superior, também oferecemos programas em outras áreas do conhecimento, como Yoga, Medicina Integrativa, Ciências da Saúde, Ecologia, Sustentabilidade, Arte e Cultura.

Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, parceiros comerciais e simpatizantes do nosso trabalho. Foi graças ao apoio e dedicação de todos que foi possível realizar esse projeto.

Aguardamos com muita alegria tudo o que está por vir, intencionando que os próximos 10 anos tragam mais conquistas à FAESDA e a todos os profissionais que abraçaram o projeto com confiança, bem como a todos os nossos queridos alunos, que em breve serão terapeutas, levando o Ayurveda Brasil a fora!

Juntos, continuaremos promovendo essa antiga medicina em prol do bem-estar e da saúde de todos.

Parabéns à equipe FAESDA e aos nossos estudantes dedicados, e um viva o Ayurveda!

Estude conosco!