Por: FAESDA, 02/08/2023 em Notícias

FAESDA realiza conquista histórica

Ayurveda incluída na lista de cursos do MEC

A Faculdade FAESDA conseguiu com sucesso ter o Ayurveda reconhecido oficialmente na listagem de cursos do MEC.

O que isto significa?

A partir de agora, qualquer instituição de ensino superior do Brasil pode oferecer o Bacharelado em Ayurveda, o que antes não era possível. Pavimentamos o caminho para nós e para os outros seguirem esse caminho.

Como essa conquista foi possível?

A inclusão de novos cursos só é possível por meio de Instituições de Ensino Superior (IES), como faculdades, universidades e centros de ensino superior. Depois de anos funcionando como uma escola de cursos especializados e várias tentativas frustradas de parcerias com IES, percebemos que se tornar uma faculdade era a melhor forma de ter autonomia para perseguir nossos objetivos e colocar o Ayurveda onde ele merece.

Iniciamos o projeto de credenciamento da faculdade, oferecendo o curso de Terapias Integrativas e Complementares como parte do processo. Naquela época, solicitar Ayurveda não era uma opção, pois nem estava na lista de cursos reconhecidos. Após três anos de trabalho dedicado junto ao MEC, conquistamos o credenciamento como a primeira faculdade dedicada ao Ayurveda no Brasil. Lançamos o curso de Tecnólogo em Terapias Integrativas e Complementares, e a primeira turma foi um sucesso estrondoso, graças à nossa expertise na área.

Após o registro oficial no Diário Oficial da União em março de 2022, apresentamos nosso projeto e solicitamos a inclusão do Bacharelado em Ayurveda na grade de cursos do MEC.

E conseguimos! Graduação em Ayurveda já está disponível na plataforma e-MEC.

Essa conquista significa que tanto nós como outras IES interessadas podemos incluir o Ayurveda em seus currículos – mediante autorização do MEC, claro.

Estamos muito felizes e orgulhosos de ter feito história e deixado um legado duradouro para a Ayurveda em nosso país, possibilitando que ela seja oferecida como curso superior.

Mas nossa empolgação é ainda maior porque podemos anunciar com orgulho que estaremos oferecendo a primeira Graduação em Ayurveda do Brasil!

Nosso progresso tem sido tremendamente significativo e nosso projeto está bem encaminhado. Formamos parcerias institucionais incríveis e, após muitos meses de expectativa, em breve anunciaremos o início de nossa primeira turma!

A data de início está se aproximando rapidamente e não poderíamos estar mais entusiasmados. E você?

Fique ligado para mais atualizações – tempos emocionantes estão por vir!