FAESDA
Por: FAESDA, 18/01/2023 em Sem categoria

Como funciona um atendimento em Medicina Ayurveda

Um atendimento em Ayurveda é bastante individualizado. De forma geral, é feita uma anamnese em que a pessoa traz as suas principais queixas ou objetivos que busca no Ayurveda e, a partir disso, fazemos a investigação de quais elementos estão desequilibrados no corpo, e quais elementos estão causando esse desequilíbrio. Essa investigação é feita a partir de rotina de vida, alimentação e entendimento dos processos fisiológicos do corpo e dura em torno de uma hora (também podendo variar de pessoa para pessoa).

E o que acontece depois?

Identificados os fatores causativos, os doshas envolvidos e processos do corpo, o terapeuta definirá quais mudanças comportamentais e hábitos deverão ser reorientados, como alimentação, que em muitos casos é o único tratamento necessário, e em alguns casos, terapias corporais.

O número de terapias corporais existentes no Ayurveda é bastante extenso e pode variar tanto em técnica quanto em substâncias utilizadas. As mais conhecidas são: massagem com óleo ou pós, sauna, fluxo de óleo ou leite escorrendo continuamente na cabeça, emplastos, contensões de óleo para dor, entre outros. Novamente, a escolha de qualquer uma dessas técnicas é individualizada, como, por exemplo, desequilíbrios de vata dosha normalmente se beneficiam de oleação e sudação, enquanto desequilíbrios de pitta dosha normalmente se beneficiam de substâncias frias como o leite ou decocções de ervas frias, kapha dosha de terapias secas, como massagem com o pó e promoção de calor seco. Lembrando que podemos não ter apenas um dosha envolvido no desequilíbrio ou doença, e podemos ter benefícios ao usar apenas uma ou uma combinação de várias terapias.

Por Julia Pereira
Professora de Formação em Ayurveda na Faculdade FAESDA
Terapeuta em Ayurveda pela Escola de Ayurveda – Training Program na Gujarat Ayurved University (GAU), Jamnagar, Índia.
Especialista Em Yoga

Compartilhe: