Home/Psicologia/Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

★★ Faculdade Nota 4 no Sistema de Regulação de Ensino ★★


Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Sobre o Curso

Pós-Graduação
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, com manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, além de alterações sensoriais de hiper ou hiposensibilidade sensorial, conforme o DSM V-TR (2022).

O TEA, apresenta seus primeiros sinais ainda na primeira infância o que limita o desenvolvimento da criança e ocasiona os prejuízos. No entanto pode também se manifestar quando as demandas sociais se tornarem mais efetivas, ou até suas características serem mascaradas por estratégias aprendidas durante a vida, segundo o DSM V-TR (2022). Hoje a prevalência é de 1/36 crianças com 8 anos, conforme o CDC (2023), sendo 3,8 vezes mais comum no sexo masculino. https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/ss7202a1.htm?s_cid=ss7202a1_w

Segundo o jornal inclusivo (2023), estima-se que no Brasil tenha em torno de 6 milhões de pessoas no espectro. https://jornalistainclusivo.com/brasil-pode-ter-6-milhoes-de-autistas-entenda-o-porque/

Os dados citados relatam um aumento expressivo no número de diagnósticos do TEA, o que faz com que os profissionais da saúde e educação precisem estar em constante aprendizado para detectar riscos, avaliar e intervir de forma efetiva. Proporcionando assim uma melhor qualidade de vida a esses indivíduos.

Objetivos:

Promover o conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista ( TEA ) para aqueles profissionais que já atendem casos de TEA e/ou que tenham curiosidade em aprender a respeito. Indicado para profissionais das áreas da saúde ( neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ) e para profissionais da educação ( educadores especiais, pedagogos, psicopedagogos, professores ). Ao final do curso o profissional estará qualificado para atuar com este público de forma a conhecer as principais ferramentas de detecção, principais protocolos de avaliação, sendo capacitado a intervir junto à pessoa e, ainda, orientando familiares/responsáveis e escola. Além disso, estará consciente da responsabilidade do seu trabalho e da sua competência ética e técnica.

Programa Pedagógico
aulas on-line, gravadas e disponibilizadas via plataforma
aulas práticas, durante um final de semana, em Porto Alegre
professores atuantes na área
material de apoio, atividades complementares
tutoria e apoio permanente

Início: Março de 2024
Aulas semanais: todas as quartas-feiras das 19h às 22h.

A FAESDA é uma instituição de ensino superior cujo foco principal são as Ciências da Saúde e a  Medicina Integrativa. Somos uma instituição que acredita na integração do sistema de ensino tradicional com as mais modernas tecnologias dentro o formato de ensino à distância. Com grande integração e conhecimento na área, a FAESDA oferece um programa de pós-graduação que atende de forma completa profissionais que desejam conhecimento qualificado na área, através de sua tradição, afinidade  com o tema e a grande rede de profissionais construída ao longo dos anos de trabalho.

Entre em contato

    INÍCIO EM MARÇO DE 2024

    Veja nossos diferenciais

    Reconhecido pelo MEC

    Aulas ao-vivo

    100% EAD

    Aulas ao-vivo

    Professores especialistas na área

    Matriz Curricular

    MÓDULO I
    Conceitualizações e atualidades
    Carga Horária: 30h
    MÓDULO II
    Instrumentos de detecção
    Carga Horária: 20h
    MÓDULO III
    Neurodesenvolvimento
    Avaliação neuropsicológica
    Carga Horária: 40h
    MÓDULO IV
    Comunicação e TEA
    Carga Horária: 40h
    MÓDULO V
    Terapias recomendadas para o TEA I
    Intervenção precoce
    DENVER
    ABA
    Carga Horária: 60h
    MÓDULO VI
    Terapias recomendadas II
    Terapia ocupacional
    Fisioterapia
    Aspectos nutricionais
    Musicoterapia
    Terapia assistida com animais
    Carga Horária: 20h
    MÓDULO VII
    Protocolos Brasileiros sobre TEA
    Lei Brasileira de Inclusão
    Serviços de saúde para atendimento do TEA no Brasil
    Carga Horária: 40h
    MÓDULO VIII
    Psicopedagogia e o TEA
    Políticas públicas de inclusão escolar
    Avaliação e intervenção psicopedagógica
    Sala de recursos multifuncionais
    Ludoterapia
    Carga Horária: 60h
    MÓDULO IX
    Pessoa autista e a inclusão social
    Atendimento de pessoas autistas nos serviços de saúde
    Atendimento nos serviços em geral
    Inclusão e aprendizado no mercado de trabalho
    Carga Horária: 30h
    MÓDULO X
    Metodologia científica
    Carga Horária: 20h
    Carga Horária Total 360h
    Perfil do profissional

    Perfil do profissional


    Profissionais  que desejam obter capacitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA), e qualquer pessoa interessada no tema.

    Professores do Curso

    Nosso corpo docente é especializado na área.

    Cleide Costa de Oliveira

    Cleide Costa de Oliveira

    Enfermeira graduada pela UniÍtalo e Pós graduada em Saúde Mental e Psiquiatria. *Fundadora do 1° Consultório de Enfermagem para atendimento de autista e família do Brasil. *Ganhadora do concurso “Experiência Inovadora e Transformadora da Enfermagem COREN-SP e ABEN-SP 2022. Autora dos e-book: *Enfermagem e Autismo. *Crises no autismo. *Criadora do Projeto Mundo azul 1 - Capacitação no TEA. * Criadora do Projeto Mundo Azul 2 Centro de Referência para o TEA no SUS. *Criadora de conteúdo digital sobre autismo. Publicações: Diretrizes Nacionais de Enfermagem em Saúde Mental- Capítulo 18 Assistência de Enfermagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA)- COFEN/2022 Coletâneas Secad: Enfermagem: Saúde do Adulto- Autismo no adulto. Artmed Panamericana/ 2023. Patente: Livro de Histórias Sociais de Procedimentos de Enfermagem em Quadrinhos

    Currículo Lattes
    Kenny Paolo Ramponi

    Kenny Paolo Ramponi

    Enfermeiro e Consultor em Saúde Mental. • Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica ambos pela EPE/UNIFESP. • Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional (CAPS Itapeva-SP). • Palestrante em Saúde Mental para o COREN-SP desde 2012. • Enfermeiro e Diretor Técnico de Saúde I do CAISM Pinel-SP. • Tem atuação nos diversos serviços da RAPS Paulista. Membro do DEPSM ABEN-SP (2017-23). • Terapeuta voluntário no projeto Enfermagem Solidária-COFEN. • Membro do Grupo de Trabalho CONAESM- COFEN (2022-23).

    Viviane Machado de Souza

    Viviane Machado de Souza

    Pedagoga, Pós-graduada em Educação Especial- área Deficiência Intelectual e Transtorno Global do Desenvolvimento. Educação especial- Neuro psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Inclusiva. Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicopedagogia baseada na Análise do Comportamento Aplicada ABA. Atualmente atua em sala de recursos multifuncional pelo Estado de São Paulo, município São Vicente e professor itinerante TEA. Atuou na educação especializada como Coordenadora Pedagógica e professor por 15 anos. Em sala de Estimulação, Ensino fundamental I, Oficina de culinária/ IMT e Iniciação ao mundo do Trabalho. Atuou como professora na Prefeitura de São Paulo e em instituição particular nos EMEI e fundamental I. 15 anos como professora da Educação Especializada em sala de Estimulação, Ensino fundamental, Oficina de culinária/ IMT e Iniciação ao mundo do Trabalho. - Coordenadora Pedagógica.

    Gleidnice Silva

    Gleidnice Silva

    Fonoaudióloga, Mestranda em Distúrbios da fala. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, TEA, Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil, Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva, e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pessoa autista nível 1 de suporte Atua atualmente em consultório próprio. Atuou em vários serviços de saúde ao longo dos 14 anos de experiência. Possui vários trabalhos apresentados em Congressos e Simpósios, participação em eventos e ministração de cursos. Desenvolve pesquisas em Autismo e Desenvolvimento Infantil.

    Rafael Morelli Calixto

    Rafael Morelli Calixto

    Psicólogo, Mestrando em Psiquiatria e Psicologia Médica. Especialização em Neuropsicologia pela UNIFESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa. Aprimorado em Análise do Comportamento e Transtornos Psiquiátricos. Pesquisador do núcleo de Duplo Processamento Cerebral e Funções Executivas da UNIFESP. Atua em consultório com distúrbios do neurodesenvolvimento e intervenções precoces em crianças, pré-escolares, adolescentes e jovens adultos com Transtornos psiquiátricos e de aprendizagem. Atua também no ambulatório do PROESQ, programa de saúde secundária da UNIFESP.

    Estrutura Física e Ambientes de Aprendizagem

    INÍCIO EM MARÇO DE 2024